top of page

Os motores de um drone


Motor Brushless
Motor Brushless

Motores Brushless


Motores Brushless são motores de corrente continua sem escovas movidos por pulsos eletromagnéticos, não existe nenhum contato mecânico entre os dois módulos (rotor e estator) para passagem de eletricidade. Os motores brushless usados em drones e aeromodelos são motores outrunners e a passagem de energia acontece somente pela parte de fora do motor elétrico (rotor) e na parte interna ele utiliza ímã permanente (estator). Estes motores são de baixa rotação, porém de alto torque e a vida útil é muito maior comparado aos motores escovados.


Tipos de Motores Brushless:

  • OUTRUNNER: Motores com ALTO-TORQUE

  • INRUNNER: Motores com ALTO-GIRO


Funcionamento


A cada conjunto de pulsos enviados para as bobinas (estator), a carcaça (rotor) que está presa a um eixo e um rolamento desloca-se para o próximo pólo (imã), e assim sucessivamente, gerando a rotação do motor. Aumentando a intensidade destes pulsos temos a aceleração do motor.


Peças do motor
Peças do motor

  1. Carcaça.

  2. Furação para fixação do motor.

  3. Suporte de motor, mais usado em aeromodelos, nos Dones os frames já trazem esta furação e o suporte é dispensável.

  4. Magnetos.

  5. Parte externa.

  6. Anel que permite o posicionamento e fixação dos magnetos com devido espaçamento entre eles.

  7. Estator de enrolamentos.

  8. Estator de enrolamentos.

  9. Rolamento do eixo.

rotor e estator do motor
rotor e estator








Nomenclatura dos Motores

Estator do Motor
Motor 2212 - Estator







Os motores brushless possuem uma nomenclatura própria. Escolhemos para demonstrar, um motor do tipo 2212. Estes números não são aleatórios, eles tem um significado, eles apresentam o tamanho do Estator. Na figura de exemplo acima o motor 2212 apresenta esta numeração por ter um Estator (Bobinas) com “22mm de diâmetro” e “12mm de altura”.


Potência dos Motores


A potencia dos motores brushless é apresentada pela unidade em W (Watts) e por uma unidade chamada KV (constante de tensão), que é a taxa de rotação por volt aplicado no motor (1.000 rpm por volt aplicado).


Embora especialistas digam que a conta não é exatamente esta e apresentam fórmulas para demonstrar como se obtém o número real de rpm dos motores, a grosso modo, fazemos a seguinte conta; basta multiplicar a voltagem da baterias que estamos utilizando pelo KV do motor e iremos obter a sua rpm.


Exemplo de rpm do motor 2212
Exemplo de rpm do motor 2212


Watts


Potência (em Watts): A potência pode ser calculada através da seguinte fórmula:


P = V * I


Potência (P) é expressa em watts, tensão (V) em volts e corrente (I) em amperes.


Analisando os modelos de Drones Profissionais de maior porte, você irá perceber que os motores apresentam um baixo KV como; 600KV, 400KV, 180KV, ou até mesmo 100KV. Isso acontece porque quanto menor o KV do motor, menor será sua rpm, porém mais alta será a sua força, o seu torque.

111 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page