A Topografia é uma ciência que estuda todas as características presentes na superfície de um território, como o relevo e outros fatores próprios de determinada região, carro chefe para grande potencial de aplicações possíveis com o uso dos drones. Soluções fundamentadas em uma geotecnologia conhecida por FOTOGRAMETRIA (palavra do grego; luz, descrição e medidas) utilizando-se de AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS para a captação das imagens aéreas.
Geotecnologia – Um conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informação com referência geográfica.
Aerofotogrametria – Um método de obtenção de dados topográficos através de fotografias aéreas da superfície terrestre com a finalidade de gerar materiais cartográficos.
A AEROFOTOGRAMETRIA COM DRONES chega como uma geotecnologia complementar a topografia tradicional, nossa aeronave é capaz de mapear até 500ha em um único voo de 50 minutos com segurança, trazendo ganhos consideráveis no tempo para a realização dos serviços e significativa redução de custos nas operações.
Produto da captação e processamento de imagens georreferenciadas da área serão gerados materiais cartográficos:
A ORTOFOTO
O MODELO DIGITAL DE TERRENO (MDT)
O MODELO DIGITAL DE SUPERFÍCIE (MDS)
O MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO (DEM)
SERÃO OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DOS MODELOS DIGITAIS:
Medidas de Áreas
Medidas de Distâncias
Cálculos de Volumes
Relevo do Terreno
Está será a base de dados gerada das quais iremos retirar as informações a serem analisadas. Dados extremamente precisos, com baixa propagação de erros!
Erro de medição de distâncias e área é de 5 cm.
Erro de medição de volume é de 2 a 3%.
A RESOLUÇÃO DA IMAGEM
É a limitação operacional de um sistema de sensoriamento remoto para produzir uma imagem nítida e bem definida.
A resolução espacial é tradicionalmente conhecida como a mínima distância entre dois objetos que um sensor pode distinguir no terreno, definida como o GSD do resultado final, sendo o GSD (Ground Sample Distance) as dimensões de cada pixel da imagem.
OS MODELOS DIGITAIS DE SUPERFÍCIE E TERRENO
A partir destes modelos digitais conseguimos definir o relevo do terreno obtendo as curvas de nível, sendo que o MDS considera tudo que esta acima do terreno, como árvores e edificações, já o MDT descarta estas informações considerando apenas o relevo do solo. Exemplo de serviços executados na região de Palmeira – PR, aeronave SPIRIT AIRCRAFT
PRODUTOS GERADOS PÓS-PROCESSAMENTO:
Modelo Digital de Superfície
Modelo Digital do Terreno com as Curvas de Nível.
VANTAGENS DO USO DE DRONES A TOPOGRAFIA E BENEFÍCIOS NA UTILIZAÇÃO DE DRONES NA TOPOGRAFIA
MENOR TEMPO NA REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
MAIOR PRODUTIVIDADE
ALTA PRECISÃO NOS DADOS OBTIDOS
REDUÇÃO DE CUSTOS COMPARADOS ÀS TECNOLOGIAS TRADICIONAIS
Comments