top of page

Drones na Mineração


Spirit High Accuracy
SPIRIT HA

Através das Ortofotos geradas é possível extrair informações diversas sobre a região e acompanhar o desenvolvimento das atividades dentro da área explorada. Inspecionar quantidade de máquinas envolvidas na operação, acompanhar a evolução da produção e o fluxo do material, fornecendo dados quantitativos para um controle de estoque mais preciso.


Medições

Um dos pontos mais importantes para as mineradoras é o acompanhamento do estoque. O software de análise de imagens permite mensurar determinadas áreas de interesse. Com uma precisão que aponta uma margem de erro na casa de 2% na obtenção de medidas de volumes, esta ferramenta entrega ganhos na apuração dos resultados da área explorada.

ORTOFOTOS em Ordem Temporal

Um recurso muito interessante é a criação de uma base de dados com Ortofotos organizadas em ordem temporal, desta forma é possível checar a matéria prima gerada diariamente possibilitando previsões futuras mais precisas, como também identificar pontos geológicos inconstantes, como a propagação de uma rachadura ou um terreno instável.


Calcular Volume de Poços


O software de processamento e tratamento de imagens gera uma nuvem de pontos de medição que permite calcular o volume dos poços criados pela atividade de extração do material. Com essa ferramenta pode-se calcular a quantidade de material removido da área, acompanhar melhor a produção e planejar as atividades com mais agilidade.



PRECISÃO DOS DADOS APURADOS PÓS-PROCESSAMENTO

Spirit Aircraft High Accuracy
SPIRIT HA

PRECISÃO GEOGRÁFICA, ACURÁCIA DO MAPA

Com base na solução PPK - Post Processed Kinematic na Solução SPIRIT HA , o erro médio do geoposicionamento do ortomosaico é de aproximadamente 3 cm nos eixos X e Y, e 10 cm no eixo Z.


PRECISÃO E RESOLUÇÃO DA IMAGEM

A margem de erro na precisão da imagem depende diretamente da definição do GSD e da sobreposição de imagens no plano de voo. Quanto menor o GSD, maior a precisão da imagem. O erro de distorção mínimo da aeronave é de 4 cm, atingindo uma precisão de escala de 1:150.


PRECISÃO DAS MEDIÇÕES

A margem de erro nas medições depende do erro de distorção e é proporcional ao tipo de medição (distância, área, volume). Erro de medição de distâncias e área é de 4 cm. Erro de medição de volume é de 2%.


Tratores carregando minério
Tratores de Mineração

BENEFÍCIOS OFERECIDOS NO USO DE DRONES


  • Comparados aos meios tradicionais os RPAS (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) oferecem alto grau de segurança nas operações. A operação reduz a quantidade de pessoas envolvidas em solo e a circulação destas em áreas de risco, dispensando ainda a utilização de maquinários perigosos que podem colocar em risco a integridade física dos envolvidos.

  • Com a redução da equipe em solo envolvida na operação e segurança dos voos autônomos conseguimos entregar soluções muito mais baratas comparadas às tecnologias tradicionais.

  • O levantamento da área é feito de forma automatizada, um Plano de Voo é pré-estabelecido, o tempo para o levantamento é muito menor com expressivos ganhos em produtividade.

88 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page