Baterias Li-Ion (Ions de Lítio)


célula li-ion
célula li-ion

Hoje vamos falar um pouco sobre as Baterias Li-Ion, que são baterias de Ions de Lítio, elas tem alta densidade energética ou seja quantidade de energia armazenada em função do seu peso físico e são novidade no mercado brasileiro de Drones e Vants.


Nos dias atuais estão muito difundidas as baterias LIPO(Polímero de Lítio), são baterias de Alta Capacidade de Armazenamento, baixa manutenção, baixa memória (se ciclada corretamente) e Alta corrente de descarga. Encontramos todos os tipos de configuração de Baterias Lipo de 7,4V a 24,8V e de 1A a 30A de armazenamento em um único pack, o lado não tão bom das Baterias Lipos é que são baterias com uma densidade energética média, essa densidade se dá na razão da capacidade de Armazenamento X o Peso físico dessas baterias.



bateria de lipo
bateria de lipo














 

pack de lipo
pack de lipo









Chegando ao mercado brasileiro temos as Baterias Li-Ion (Ions de Lítio):

Célula Li-Ion
Célula Li-Ion










 

pack li-ion
pack li-ion










Atualmente estão se difundindo no mercado brasileiro(falo brasileiro pois no exterior já são mais conhecidas) as baterias de Ions de Lítion(Li-Ion).

Essas baterias podem possuir Capacidades e Voltagens semelhantes as baterias LIPO porém com uma densidade Energética até 80% melhor, ou seja considerando uma bateria de mesma tensão e peso, uma bateria com células de Li-Ion(Ions de Lítio) podem ter até 80% a mais de capacidade de energia(Amperagem) mas possuem menor taxa de descarga de corrente. Isto se dá pelas características de sua construção.


Então vocês podem peguntar: "Mas então Marcelo, essas baterias são melhores que as Lipos?". A resposta vai depender da aplicação, pois em função da baixa taxa de descarga pode ser que para determinada aplicação ela não seja eficiente.


Vou citar um exemplo, um Vant baseado em um frame Skywalker X8 (não vou entrar no mérito do motor usado, esc e etc, pois estamos considerando as baterias) com uma bateria Lipo de 4S 14A 1400gramas de peso consegue-se tempos de voos SEGUROS (vejam bem esse detalhe, pois não não considero voar até o limite máximo das baterias) de aproximadamente 1 a 1:15 de voo, com um pack 14,8V 28A Li-Ion e 1600gramas conseguiremos pelo menos 2 horas de voo seguro considerando a pouca diferença de peso para o dobro de carga das baterias.


FONTE E MAIS INFORMAÇÕES:

https://www.mepdrones.com.br/2018/07/23/baterias-li-ion-ions-de-litio/

https://www.mepdrones.com.br/

23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo